quinta-feira, 28 de abril de 2011

Migrações

As migrações baseiam-se muitas vezes em motivações económicas relacionadas com o emprego e melhoria das condições de vida. As populações procuram as cidades, os países mais desenvolvidos, o litoral, lugares com abundância de água potável e onde exista liberdade de expressão e paz.

As causas das migrações podem ser naturais quando, por exemplo, uma catástrofe natural nos afasta da nossa origem.

As motivações podem estar relacionadas com motivos turísticos ou socioculturais que nos permitem aumentar a nossa cultura geral e contribuem para o bem-estar.

Por exemplo, nas férias da Páscoa os portugueses rumam às "terras" para fazer parte das festividades e cumprir as tradições religiosas ou culturais (beijar a cruz, as procissões,...) realizando uma migração interna de carácter temporário/sazonal.

Não esqueçamos os colegas brasileiros e chineses que frequentam a nossa escola e efectuaram uma migração externa intercontinental de carácter definitivo. Relativamente aos alunos ucranianos sabemos que essa migração externa se classifica de intracontinental.

Na década de 60 do século XX muitos portugueses iam "a salto" para França, a pé, realizando uma migração clandestina uma vez que fugiam da obrigação de combater guerra colonial.

FLUXOS MIGRATÓRIOS

Sem comentários: