quinta-feira, 28 de abril de 2011

CENSOS 2011

Informação retirada do site do INE

"O que são os Censos?
Os Recenseamentos da População e Habitação (Censos) são apontados nas respectivas recomendações mundiais, editadas pela ONU - Organização das Nações Unidas, como as operações estatísticas “mais complexas e dispendiosas que qualquer país pode realizar”.

Nos nossos dias, e segundo os Princípios e Recomendações da ONU (2006), os Censos são entendidos como processos normalizados de recolha, tratamento, avaliação, análise e difusão de dados referenciados a um momento temporal específico e respeitantes a todas as unidades estatísticas (indivíduos, famílias, alojamentos e edifícios) de uma zona geográfica bem delimitada, normalmente o país."

"Para que servem?
Através dos dados dos Censos é possível obter, para cada nível geográfico, uma "fotografia" dos individuos e das suas condições de habitabilidade. Deste modo, ficamos a saber:

Quantos somos?
Como somos?
Onde vivemos?
Como vivemos?
Os dados dos Censos, sobre a população e a habitação são, assim, fundamentais para identificar, por exemplo:

O número de escolas, creches, lares de idosos que são necessários;
Onde se devem construir as vias de comunicação, os hospitais, etc.;
Como distribuir os fundos pelas Câmaras Municipais.
A comparação com os dados dos recenseamentos anteriores permite analisar as transformações da sociedade portuguesa em termos demográficos e socio-económicos. Os dados censitários são, assim, essenciais para a análise da estrutura social e económica do País, da sua evolução e tendências, permitindo ainda a comparação com outros países.

Deste modo, os Censos são uma fonte única e renovável de dados que, caracterizando a população e o parque habitacional, surgem como valiosos instrumentos de diagnóstico, planeamento e intervenção, nos mais variados domínios, como por exemplo:

Na definição de objectivos e prioridades para as políticas globais de desenvolvimento;
No planeamento regional e local;
Nos estudos de mercado e sondagens de opinião;
Na investigação em ciências sociais."

FONTE: http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_o_que_sao

Sem comentários: