quinta-feira, 21 de abril de 2011

CLIMA

Existem 3 principais tipos de clima:

1 - QUENTES: equatorial, tropical húmido, tropical seco, desértico quente.
2 - TEMPERADOS: mediterrânico, continental e oceânico ou marítimo.
3 - FRIOS: polar, subpolar, de altitude ou montanha.

Tipos de clima


Os ELEMENTOS DE CLIMA permitem caracterizar o clima. Os principais são a temperatura e a precipitação cuja variação anual dos valores médios e totais, respectivamente, são representados nos gráficos termopluviométricos.

Gráfico termopluviométrico do clima temperado mediterrânico

Este gráfico mostra uma variação do estado do tempo ao longo do ano. Chove mais nos meses mais frios e os meses quentes são mais secos. Quando as barras da precipitação estão abaixo ou ao nível da linha da temperatura isso significa que esses meses são secos. Dos climas temperados, o mediterrânico é o único que apresenta meses secos. O continental é mais frio e o marítimo mais chuvoso.

O clima quente mais chuvoso é o equatorial, em que a temperatura é elevada todo o ano e os meses são sempre muito chuvosos e húmidos. No desértico, todos os meses são secos e nos tropicais a distinção é feita através da contagem dos meses secos. Mais de 6 é tropical seco, menos de 6 é tropical húmido. Se tiver 6 meses secos e 6 meses húmidos é tropical de monção.

Os clima frios classificam-se assim pelos reduzidos valores de temperatura média mensal e anual. o clima polar é muito frio e tem reduzida ou quase nula precipitação. No subpolar esta aumenta um pouco e no de montanha tanto a temperatura como a precipitação variam consoante a altitude. A variação da temperatura com a altitude denomina-se por gradiente térmico vertical (a Temperatura desce, em média 6,5ºC por cada 1000 metros de altitude).

Sem comentários: