quinta-feira, 21 de abril de 2011

CLIMA IV

CLIMAS E BIOMAS

O Clima depende dos elementos e factores de clima e este vai determinar o tipo de vegetação existente no lugar.
Se o lugar tiver muita precipitação a vegetação vai ser mais densa e diversificada. Consoante a sua latitude poderá não ter estações do ano ou variação dos estados do tempo ao longo deste. No clima equatorial só existe uma estação do ano: quente e húmida.

O bioma engloba as formações vegetais e a fauna do lugar.

CLIMAS QUENTES


A floresta equatorial é muito densa, tem vários níveis de estratificação (árvores de grande , média e baixa altura, arbustos, lianas, epífitas,...) e tem folhagem persistente e verdejante todo o ano. Dificulta a passagem e sobrevivência do homem. Os animais são de pequeno porte: macacos, aves, e insectos transmissores de doenças graves.
Conforme nos afastamos do Equador em latitude a vegetação vai sendo menos abundante e menos alta até aos trópicos (deserto). Nesta zona existe vegetação xerófila, como os cactos, adaptados a condições extremas de secura, vegetação carnuda e espinhosa.

CLIMAS TEMPERADOS


O mais chuvoso dos climas temperados (marítimo) tem uma grande variedade de árvores de folha caduca (caem no Outono) e arbustos densos. Da destruição desta floresta resultam prados, verdejantes e rasteiros. Na floresta mediterrânica (muito desbastada pelo homem) as espécies têm folhagem dura e persistente com raízes profundas para resistir ao Verão quente e seco.
No clima temperado continental surge a floresta de coníferas (copa cónica e persistente) adaptada à precipitação sob a forma de neve e também floresta mista de folha caduca.

CLIMAS FRIOS


Nos pólos a formação vegetal é pouco extensa porque a precipitação é reduzida, tal como a temperaturas (durante 6 meses é de noite), e o permafrost (solo permanentemente gelado) impede a formação de vegetação: apenas existem musgos e líquenes. No Norte vivem os ursos polares e no Sul os pinguins.
No clima subpolar aumenta ligeiramente a precipitação e a temperatura o que facilita o desenvolvimento da floresta de pinheiros, abetos e bétulas.

SOL DA MEIA-NOITE

Devido à inclinação da Terra sobre o seu eixo imaginário os pólos recebem reduzidas quantidades de energia solar durante o Inverno. Mesmo no Verão as temperaturas são reduzidas mas é possível ver o sol à meia-noite porque este nunca baixa além da linha do horizonte.

Sem comentários: