quinta-feira, 21 de abril de 2011

CLIMA III

ESTADO DE TEMPO E CLIMA

O estado de tempo é momentâneo e é caracterizado pelo estado da atmosfera em determinado lugar, resultado da conjugação de vários elementos do clima.

O clima é uma sucessão habitual de estados de tempo, caracterizado por valores médios de vários anos, normalmente 30 anos.

ELEMENTOS DE CLIMA
todos os elementos meteorológicos que caracterizam o clima de uma determinada região: temperatura, precipitação, pressão atmosférica, rumo e intensidade do vento, humidade do ar, insolação e nebulosidade.

CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA

A distribuição dos principais centros de pressão atmosférica no globo dá origem a ventos dominantes: Alísios, de Oeste e Polares de Leste. Estes sopram sempre das altas para as baixas pressões atmosféricas.



a pressão atmosférica é a força que o ar exerce sobre por unidade de superfície terrestre. Mede-se em milibares (mb) ou hectopascais (hPa). A pressão normal é de 1013 mb.
As altas pressões também se denominam por anticiclones e originam tempo seco porque o ar é descendente e nesse movimento aquece.

As baixas pressões podem também apelidar-se de depressões ou ciclones e originam tempo chuvoso porque o ar é convergente à superfície e é obrigado a ascender, transportando consigo vapor de água, que arrefece na ascensão em altitude e condensa, formando nuvens e originando precipitação quando saturado.


Junto ao Equador existe a faixa de baixas pressões equatoriais que resulta da convergência dos ventos alísios que, conjuntamente com elevados valores de temperatura média (> 25ºC), dão origem a muita evaporação e elevados valores de precipitação, todos os dias, todo o ano. Este gráfico representa um clima equatorial: podemos dizer que a temperatura varia pouco ao longo do ano, havendo portanto uma fraca amplitude térmica. a precipitação é elevada todo o ano e não existem meses secos.


Nos climas desérticos quentes a temperatura é elevada mas a amplitude térmica é reduzida a moderada devido ao movimento de translação da Terra. Todos os meses são secos.

Sem comentários: