CLIMAS E BIOMAS
O Clima depende dos elementos e factores de clima e este vai determinar o tipo de vegetação existente no lugar.
Se o lugar tiver muita precipitação a vegetação vai ser mais densa e diversificada. Consoante a sua latitude poderá não ter estações do ano ou variação dos estados do tempo ao longo deste. No clima equatorial só existe uma estação do ano: quente e húmida.
O bioma engloba as formações vegetais e a fauna do lugar.
CLIMAS QUENTES
A floresta equatorial é muito densa, tem vários níveis de estratificação (árvores de grande , média e baixa altura, arbustos, lianas, epífitas,...) e tem folhagem persistente e verdejante todo o ano. Dificulta a passagem e sobrevivência do homem. Os animais são de pequeno porte: macacos, aves, e insectos transmissores de doenças graves.
Conforme nos afastamos do Equador em latitude a vegetação vai sendo menos abundante e menos alta até aos trópicos (deserto). Nesta zona existe vegetação xerófila, como os cactos, adaptados a condições extremas de secura, vegetação carnuda e espinhosa.
CLIMAS TEMPERADOS
O mais chuvoso dos climas temperados (marítimo) tem uma grande variedade de árvores de folha caduca (caem no Outono) e arbustos densos. Da destruição desta floresta resultam prados, verdejantes e rasteiros. Na floresta mediterrânica (muito desbastada pelo homem) as espécies têm folhagem dura e persistente com raízes profundas para resistir ao Verão quente e seco.
No clima temperado continental surge a floresta de coníferas (copa cónica e persistente) adaptada à precipitação sob a forma de neve e também floresta mista de folha caduca.
CLIMAS FRIOS
Nos pólos a formação vegetal é pouco extensa porque a precipitação é reduzida, tal como a temperaturas (durante 6 meses é de noite), e o permafrost (solo permanentemente gelado) impede a formação de vegetação: apenas existem musgos e líquenes. No Norte vivem os ursos polares e no Sul os pinguins.
No clima subpolar aumenta ligeiramente a precipitação e a temperatura o que facilita o desenvolvimento da floresta de pinheiros, abetos e bétulas.
SOL DA MEIA-NOITE
Devido à inclinação da Terra sobre o seu eixo imaginário os pólos recebem reduzidas quantidades de energia solar durante o Inverno. Mesmo no Verão as temperaturas são reduzidas mas é possível ver o sol à meia-noite porque este nunca baixa além da linha do horizonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário