1. Distinguir crescimento económico de desenvolvimento (definir PIB/PNB e IDH; identificar todas as dimensões do desenvolvimento);
2. Distinguir qualidade de vida e nível de vida;
3. Explicar o conceito de bem-estar;
4. Identificar as necessidades básicas e secundárias;
5. Comparar países com diferentes níveis de desenvolvimento;
6. Explicar as causas do baixo desenvolvimento (relacionar esta condição com a pressão demográfica, com a distribuição da população activa pelos sectores de actividade, com o seu nível de formação e de escolaridade, com a debilidade das infra-estruturas e a instabilidade social aliadas à dívida externa);
7. Compreender que os países menos desenvolvidos se encontram muitas vezes num ciclo vicioso da pobreza;
8. Conhecer os desequilíbrios do Comércio Mundial nas relações comerciais entre países de desenvolvimento diferente;
9. Encontrar soluções para as desigualdades no desenvolvimento (os investimentos na educação, acesso a água potável e sistemas de saneamento básico e a saúde são campos chave);
10. Identificar as principais formas de ajuda ao desenvolvimento (Ajuda alimentar, monetária e ao desenvolvimento);
11. Identificar os organismos especializados da ONU que ajudam as populações carenciadas;
12. Conhecer os objectivos do milénio;
13. Identificar as áreas de intervenção das ONG.
VER AS MENSAGENS MAIS ANTIGAS (ABRIL 2011) QUE CONTÊM INFORMAÇÃO RELEVANTE SOBRE O COMÉRCIO E A AJUDA AO DESENVOLVIMENTO)
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