Agrupamento de Escolas
Agualva Mira Sintra
ESCOLA SECUNDÁRIA MATIAS AIRES
3º
Teste de Geografia
7ºano (pp 58-69)
1.
Identificar e localizar os limites convencionais
do continente europeu;
2.
Localizar as principais formas de relevo do
continente europeu (penínsulas, arquipélagos, cadeias montanhosas,..);
3.
Localizar todos os países europeus;
4.
Conhecer as capitais dos países europeus;
5. Mencionar os principais objetivos da União
Europeia;
6.
Conhecer e compreender a inserção de Portugal na
Europa e na União Europeia (vantagens para os cidadãos, direitos, melhorias na
qualidade de vida,…);
7. Identificar
os símbolos da UE e a data de comemoração do Dia da Europa;
8. Referir
os sucessivos alargamentos da União Europeia;
9. Identificar
os países que utilizam o EURO como moeda;
10. Discutir
a participação individual e comunitária, na União Europeia.
11. Localizar
os PALOP no mapa político do continente africano.
9ºANO
Pesca, indústria, serviços
(pp 136-168)
A Pesca
1. Compreender
a importância do oceano como fonte de recursos e património natural
1. Explicar a importância do oceano como fonte de
recursos, enfatizando os alimentares.
2. Problematizar a importância da preservação
ambiental dos oceanos.
2. Compreender
as áreas oceânicas com maior potencial piscatório
1. Referir os principais fatores físicos que
condicionam a atividade piscatória.
2. Caraterizar o relevo marinho: plataforma
continental, talude, zona abissal.
3. Localizar a plataforma continental e as correntes
marítimas, relacionando-as com os recursos piscatórios.
4. Relacionar a temperatura das águas com a
quantidade e variedade de espécies.
5. Localizar as principais áreas de pesca no mundo,
enumerando as espécies capturadas com maior relevância.
3. Compreender
os diferentes tipos de pesca
1. Distinguir os diferentes tipos de pesca em função
da localização, da permanência e dimensão das embarcações e tripulação.
2. Discutir os impactes da atividade piscatória
industrial.
3. Discutir as soluções para os problemas de
sustentabilidade das pescas.
4. Conhecer as vantagens e desvantagens da
aquacultura.
5. Compreender
a pesca em Portugal
1. Caraterizar os principais tipos de pesca
praticados em Portugal.
2. Identificar fatores que condicionam a atividade
piscatória em Portugal.
3. Refletir sobre o potencial da ZEE portuguesa em
termos piscatórios.
A Indústria
1. Compreender
o aparecimento e a evolução da indústria
1. Distinguir cada uma das fases do desenvolvimento
industrial no que se refere: as fontes de energia utilizadas, principais
potências industriais, principais inovações na produção.
2. Descrever a evolução dos fatores de localização
industrial ao longo do tempo.
3. Explicar as consequências, económicas, sociais e
ambientais da atividade industrial a nível mundial.
4. Mencionar soluções para os problemas económicos,
sociais e ambientais da atividade industrial.
2. Compreender
a distribuição espacial da indústria
1. Localizar as áreas mais industrializadas a nível
mundial.
2. Explicar os contrastes na distribuição da
indústria a nível mundial.
3. Localizar os Novos Países Industrializados (NPI).
4. Mencionar os principais fatores que explicam a
localização das indústrias nos NPI.
5. Explicar o processo de deslocalização industrial
em alguns países na atualidade.
6. Explicar a importância da globalização no fenómeno
de segmentação da produção.
3. Compreender
a dinâmica da indústria em Portugal
1. Explicar a evolução da indústria em Portugal.
2. Localizar as principais áreas industriais em
Portugal.
3. Identificar os principais problemas da indústria
em Portugal.
Os Serviços
1. Compreender
a importância crescente dos serviços à escala mundial
1. Mencionar os principais tipos de serviços.
2. Distinguir serviços vulgares de serviços raros.
3. Explicar as causas do aumento da percentagem de
ativos no setor dos serviços.
4. Localizar as principais áreas de desenvolvimento
dos serviços, tanto à escala internacional como nacional.
5. Discutir a importância dos serviços na atualidade.
10ºano
Tema 2 – Recursos Naturais
(pp 76-107)
1.
Conhecer
a localização geográfica dos recursos de subsolo de maior valor económico;
2.
Compreender
as desigualdades na distribuição e consumo de energia;
3.
Relacionar
as desigualdades no consumo de energia com os níveis de desenvolvimento das
regiões;
4.
Compreender
os principais condicionalismos na exploração dos recursos do subsolo;
5.
Explicar
a dependência de Portugal relativamente aos recursos do subsolo, em particular
os energéticos;
6.
Reconhecer
os impactos ambientais da extracção de minérios;
7.
Reconhecer
a necessidade de valorizar os recursos endógenos;
8.
Reconhecer
a importância das termas no desenvolvimento de actividades de turismo e de
lazer;
9.
Equacionar
as implicações financeiras e ambientais da introdução e/ou intensificação das
energias renováveis;
10.
Reconhecer a importância da integração de Portugal na Política Energética
Comum.
Conceitos/noções
básicas: Águas minerais; Águas termais; Combustíveis fósseis; Energia
geotérmica; Jazida; Mineral energético; Mineral metálico; Mineral não metálico;
Recurso endógeno; Recurso exógeno; Recurso não renovável; Recurso renovável;
Rochas industriais;
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