segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Objetivos para o 2º Teste de Geografia – 7ºano (pp 32-33 + pp 42-53)

Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra - ESCOLA SECUNDÁRIA MATIAS AIRES

Material necessário: caneta, régua e calculadora
(não é permitido o uso de calculadora do telemóvel)

Aplicar o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais 1. Converter escalas numéricas em gráficas e vice-versa. 2. Calcular a distância real a partir da distância no mapa.
A Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
1. Compreender a importância dos processos de orientação na localização relativa 1. Basear-se nos rumos da rosa-dos-ventos (pontos cardeais, colaterais e intermédios) para a localização relativa dos lugares (conhecer as outras designações para os pontos cardeais).2. Orientar-se através do Sol, tendo por base o movimento diurno aparente do Sol. 3. Orientar-se através da Estrela Polar. 4. Orientar-se corretamente através da bússola.
2. Compreender a importância dos elementos geométricos da esfera terrestre na localização absoluta 1. Distinguir localização relativa de localização absoluta, salientando as vantagens da localização absoluta. 2. Assinalar os elementos geométricos da esfera terrestre: eixo da Terra, polos, equador, meridianos e paralelos. 3. Distinguir círculo máximo de círculo menor. 4. Localizar os trópicos de câncer e de capricórnio e os círculos polares ártico e antártico.
3. Aplicar o conhecimento das coordenadas geográficas na localização de um lugar 1. Definir latitude. 2. Definir longitude. 3. Determinar a latitude e a longitude de um lugar, num mapa ou globo com rede cartográfica/geográfica.


Professora Carla Fernandes, Novembro 2015

Sem comentários: